sábado, 25 de abril de 2009

Como posso ajudar a quem precisa?

“Quando eu terminar os estudos, pretendo trabalhar como eletricista. Quero ajudar a construir Salões do Reino.” — Tristan, 14.“Estou doando 20 dólares para a nova rotativa. É o dinheiro da minha mesada, mas quero enviá-lo para vocês.” — Abby, 9.EM UMA época em que os jovens muitas vezes são rotulados de egocêntricos, muitos deles — incluindo os citados acima — são exatamente o contrário. Entre as Testemunhas de Jeová, muitos jovens usam seu tempo, sua energia e seus recursos para prestar serviços a outros. (Salmo 110:3) Veja mais alguns exemplos.Muitos jovens fazem donativos para ajudar vítimas de desastresPouco depois da morte de sua avó, um menino de 7 anos chamado Jirah, que mora na Austrália, ganhou o equivalente a 37 dólares de presente do seu avô. O que ele fez com o dinheiro? Quando assistiu à reunião seguinte em sua congregação, colocou todo o dinheiro na caixa de donativos. Por que ele fez isso? “Eu já tenho brinquedos suficientes, mas tinha apenas uma avó”, explicou Jirah à sua mãe. “Sei que a vovó teria gostado que eu doasse esse dinheiro, porque ela amava muito a Jeová.”Hannah, de 5 anos, mora nos Estados Unidos e gosta muito de cavalos. Ela queria comprar um cavalo de brinquedo que custava 75 dólares. Para ensinar-lhe a importância de economizar, seus pais de vez em quando davam dinheiro para ela guardar num cofrinho. Não demorou muito e Hannah tinha mais do que o suficiente para comprar o brinquedo.Só que nessa mesma época, o furacão Katrina destruiu a região da Costa do Golfo. Hannah sentiu pena das vítimas e decidiu doar todas as suas economias — mais de 100 dólares — para ajudá-las. Ela escreveu para a sede mundial das Testemunhas de Jeová: “Quero dar esse dinheiro para vocês porque amo a Jeová e quero ajudar.” Será que Jeová vê atos de generosidade como esses? A Bíblia diz: “Não vos esqueçais de fazer o bem e de partilhar as coisas com outros, porque Deus se agrada bem de tais sacrifícios.” — Hebreus 13:16.Tiffany, uma jovem que também mora nos Estados Unidos, escreveu à sede mundial das Testemunhas de Jeová depois que dois furacões atingiram a Flórida em 2004. “Eu e meu irmão, Timothy, queremos doar 110 dólares”, disse ela. “Nossa casa não foi muito danificada, mas vimos o que aconteceu com outras casas. Queríamos ajudar, então começamos a economizar dinheiro. Timothy ganhou 10 dólares ajudando a remover placas de gesso na reforma de uma casa, e eu consegui economizar 100 dólares.” Tiffany tem 13 anos e Timothy tem apenas 7! O que acontece quando colocamos os interesses dos outros à frente dos nossos? Provérbios 11:25 declara: “Aquele que rega liberalmente os outros também será regado liberalmente.”“Não vos esqueçais de fazer o bem e de partilhar as coisas com outros, porque Deus se agrada bem de tais sacrifícios.” — Hebreus 13:16Um grupo de jovens Testemunhas de Jeová de 4 a 15 anos nos Estados Unidos ficou sabendo que seus irmãos na África precisavam de Salões do Reino. Por isso, decidiram pôr mãos à obra. “Vendemos doces e biscoitos em casa e ganhamos 106,54 dólares. Dizíamos às pessoas que o dinheiro seria usado para construir locais de reunião na África, onde outros poderiam aprender a respeito da Bíblia. Muitos entenderam e nos ajudaram. Levamos nove horas, mas o esforço valeu a pena — foi para Jeová!”Você pode ajudarOs jovens citados acima aprenderam a verdade da declaração de Jesus: “Há mais felicidade em dar do que há em receber.” (Atos 20:35) Você também pode sentir a alegria de dar de seu tempo, de sua energia e de seus recursos a outros. Como?BENEFÍCIOS DE APRENDER A AJUDAR OUTROS“Observar meus pais usar seu tempo e energias para servir a Jeová e ao próximo fez eu querer viver do mesmo modo. Meu pai me disse: ‘Não importa se o que você faz é muito ou pouco, qualquer coisa que fizer para Jeová durará para sempre. Jeová vive para sempre e se lembrará eternamente do que você faz. Viver apenas para si mesmo, porém, é em vão. Quando você morrer, o que fez morrerá com você.’” — Kentaro, 24, Japão.“Para ser sincero, a última coisa que eu queria fazer num sábado à tarde era ajudar pessoas idosas nos serviços domésticos. O que eu queria era me divertir com meus amigos. Mas gostei muito quando passei um tempo com os idosos. Daí, comecei a perceber que eles são pessoas como eu, e que também já foram jovens. Isso me motivou a ajudá-los.” — John, 27, Inglaterra.“Quando eu era mais jovem, participava na limpeza do Salão do Reino e em muitas outras atividades. Eu também gostava de realizar serviço braçal para irmãos na congregação. Quando você ajuda outros, percebe como ficam alegres. Por exemplo, certa vez eu e mais alguns irmãos fomos colocar papel de parede no apartamento de uma irmã idosa. Como ela ficou contente! Quando você faz alguém feliz, você também fica feliz.” — Hermann, 23, França.Está sabendo de irmãos que estão precisando de ajuda? Por exemplo, aconteceu algum desastre natural? Tente imaginar como seria ficar sem seu lar, seus pertences ou até perder alguém querido na morte. O apóstolo Paulo escreveu que os cristãos não deviam ‘visar, em interesse pessoal, apenas os seus próprios assuntos, mas também, em interesse pessoal, os dos outros’. (Filipenses 2:4) Mesmo que você viva longe de onde ocorreu o desastre, talvez possa fazer um donativo que seria útil para a ajuda humanitária realizada pelas Testemunhas de Jeová.*Há outros modos de ajudar os que precisam. Por exemplo, se você é Testemunha de Jeová, que tal dar uma olhada à sua volta no Salão do Reino? Há idosos ou outros que precisariam de uma mãozinha em alguma coisa? Poderia ajudá-los nos serviços domésticos? O apóstolo Paulo escreveu aos romanos: “Em amor fraternal, tende terna afeição uns para com os outros. Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros.” (Romanos 12:10) Assim, quando perceber que há alguma necessidade, tome a iniciativa. Esteja disposto a realizar até mesmo tarefas de que você não gosta muito. E lembre-se de que prestar serviço a outros está intimamente ligado a servir a Deus. A Bíblia diz: “Aquele que mostra favor ao de condição humilde está emprestando a Jeová, e Ele lhe retribuirá o seu tratamento.” — Provérbios 19:17.É claro que o melhor modo de ajudar outros é transmitir a eles o que você sabe sobre a Palavra de Deus, a Bíblia. Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Hoje, mais do que nunca, as pessoas precisam ouvir a verdade bíblica, uma mensagem que salva vidas. Portanto, continue a participar regular e zelosamente na obra de pregação, confiante de que ‘o seu labor não é em vão’. — 1 Coríntios 15:58.* Donativos para ajuda humanitária destinada a uma calamidade específica são muito bem-vindos. No entanto, é preferível que tais donativos sejam feitos para a obra mundial das Testemunhas de Jeová, visto que o dinheiro é retirado desse fundo à medida que surge necessidade.PARA VOCÊ PENSARSabe de alguém que está precisando de uma mãozinha em algum serviço?O que você pode fazer para ajudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário