sábado, 25 de abril de 2009

Por que preciso ler ?


Não tenho paciência para ler. Prefiro ver televisão.” — Margarita, 13 anos, Rússia.
“Se eu puder escolher entre ler um livro e jogar basquete, prefiro jogar basquete.” — Oscar, 19 anos, Estados Unidos.
SE VOCÊ tirou tempo para ler até aqui, é porque acredita que ler é importante para o aprendizado. Mesmo assim, talvez ache que ler um livro ou mesmo um artigo numa revista é mais ou menos como tomar um remédio: você sabe que é bom, mas prefere evitá-lo.
Despertai! entrevistou jovens de 11 países para saber o que eles acham dos desafios e dos benefícios da leitura. Veja a seguir o que eles disseram.
Por que você acha a leitura um desafio?
“Parece que quase nunca consigo achar tempo para ler.” — Semsihan, 19, Alemanha.
“Ler exige muito esforço, e acho que sou um pouco preguiçoso.” — Ezekiel, 19, Filipinas.
“Eu detesto ter de ler assuntos chatos.” — Christian, 15, Inglaterra.
“Se for um livro fino até que sinto vontade de ler. Mas um livro grosso me assusta.” — Eriko, 18, Japão.
“Eu me distraio facilmente com outras coisas. Não consigo me concentrar.” — Francisco, 13, África do Sul.
Os jovens cristãos são incentivados a ler a Bíblia. (Salmo 1:1-3) Isso é difícil para você? Se for, por quê?
“A Bíblia é um livro enorme! Mesmo que eu a lesse a vida inteira, acho que não conseguiria terminar sua leitura!” — Anna, 13, Rússia.
“Algumas partes da Bíblia são difíceis de ler e não são muito interessantes.” — Jezreel, 11, Índia.
“Eu acho difícil ler a Bíblia regularmente porque minha programação é muito desorganizada.” — Elsa, 19, Inglaterra.
“Para mim ler é um desafio porque as tarefas domésticas e escolares tomam muito tempo.” — Zurisadai, 14, México.
“Acho difícil ler a Bíblia porque parece que não consigo diminuir o tempo que gasto com passatempos.” — Sho, 14, Japão.
É óbvio que ler pode ser um desafio. Mas será que vale a pena o esforço? Que benefícios você tem tirado da leitura?
“Ler aumenta meu conhecimento, e isso me deixa mais confiante ao conversar com as pessoas.” — Monisha, 14, Índia.
“A leitura me descontrai e desvia minha mente dos problemas.” — Alison, 17, Austrália.
“A leitura me leva a lugares que, de outra forma, eu jamais poderia visitar.” — Duane, 19, África do Sul.
“A leitura me ajuda a pesquisar as coisas sozinho, em vez de ter de confiar no que outras pessoas me dizem.” — Abihú, 16, México.
RELACIONE O QUE VOCÊ LÊ COM OUTRAS COISAS
Relacione o que lê com o que você já sabe sobre si mesmo e sobre o que está ao seu redor. Pergunte-se:
Relacione o texto com outras coisas que leu Será que as situações ou os problemas descritos são semelhantes aos que aparecem em outros livros, revistas ou histórias? Os personagens têm características similares a outras pessoas sobre quem já li?
Relacione o texto com você mesmo Como essas informações se relacionam comminhas circunstâncias, minha cultura e meus problemas? Posso usar essa matéria para lidar com problemas ou melhorar minha vida?
Relacione o texto com o que está ao seu redor O que esses fatos me ensinam sobre a natureza, o meio ambiente, culturas diferentes ou os problemas da sociedade? O que essas informações me ensinam sobre o Criador?
O que ajudou você a sentir prazer na leitura?
“Desde que eu era bem pequena, meus pais me incentivam a ler em voz alta.” — Tanya, 18, Índia.
“Meus pais me incentivaram a usar a imaginação enquanto leio, para visualizar a cena.” — Daniel, 18, Inglaterra.
“Meus pais sugeriram que eu começasse a ler os livros bíblicos que achasse mais interessantes, como Salmos e Provérbios. Agora acho a leitura da Bíblia um prazer, não algo cansativo.” — Charene, 16, África do Sul.
“Quando eu tinha quatro anos meus pais me deram uma mesa e uma estante com todos os livros que eles haviam guardado para mim desde que nasci.” — Airi, 14, Japão.
Por que você acha importante ler a Bíblia?
“As pessoas acreditam em muitas coisas sobre a Bíblia que não são verdadeiras. É muito melhor se você mesmo puder pesquisar essas coisas.” (Atos 17:11) — Matthew, 15, Estados Unidos.
“Ler a Bíblia exige muita meditação. Mas isso tem ajudado a me expressar com convicção e clareza ao conversar com outros sobre minhas crenças.” (1 Timóteo 4:13) — Jane, 19, Inglaterra.
“Quando leio a Bíblia sinto que Jeová está falando diretamente comigo. Às vezes fico emocionado.” (Hebreus 4:12) — Obadiah, 15, Índia.
“Estou aprendendo a gostar de ler a Bíblia porque ela diz o que Jeová pensa de mim e me dá bons conselhos.” (Isaías 48:17, 18) — Viktoriya, 14, Rússia.
Quando você encontra tempo para ler a Bíblia e as publicações bíblicas?
“Eu tenho uma programação. A primeira coisa que faço toda manhã é ler um capítulo da Bíblia.” — Lais, 17, Brasil.
“Eu leio a Bíblia e outras publicações cristãs no trem ao ir e voltar da escola. Tenho conseguido manter essa rotina nos últimos quatro anos.” — Taichi, 19, Japão.
“Leio um trecho da Bíblia toda noite antes de dormir.” — Maria, 15, Rússia.
“Todo dia leio quatro páginas de A Sentinela ou da Despertai!. Consigo ler uma revista inteira antes de chegar o próximo número.” — Eriko, 18, Japão.
“Leio a Bíblia toda manhã antes de ir para a escola.” — James, 17, Inglaterra.
Como mostram os comentários acima, ler pode torná-lo mais confiante e ampliar seu conhecimento. Ler a Bíblia e as publicações baseadas nela — inclusive esta revista — também o ajudará a se ‘achegar a Deus’. (Tiago 4:8) Então, mesmo que ache a leitura um desafio, não desista!
PARA VOCÊ PENSAR
Por que é importante ler a Palavra de Deus?
Como você pode ‘comprar tempo’ para ler a Bíblia e as publicações bíblicas? — Efésios 5:15, 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário